Dicas sobre o refluxo

Dicas para refluxo

Algumas dicas e dúvidas relacionadas a doença do refluxo que iremos repassar agora.

1. Alimentos

Os alimentos relacionados a seguir podem aumentar a produção do ácido no estômago ou relaxar a cárdia, permitindo assim que ocorra refluxo de ácido ou alimentos do estômago para o esôfago.

• café, chá, refrigerantes.
  • comidas gordurosas, frituras.
  • comidas condimentadas.
  • frutas cítricas.
  • chocolate.

2. Evite bebidas alcoólicas e o fumo

3. Eleve a cabeça

O refluxo ocorre com mais facilidade ao deitar, porque nesta posição o corpo fica na horizontal, permitindo que o ácido reflua (volte) mais facilmente do estômago para o esôfago. Ao elevar-se a cabeceira da cama de 10 a 15 cm, o refluxo diminui consideravelmente.

4. Evite deitar-se após as refeições

Espere pelo menos 2 horas para deitar. Assim, o estômago ficará vazio e a possibilidade de refluxo será menor.

5. Evite ingestão de grande quantidade de alimentos de uma única vez

Prefira várias refeições pequenas por dia.

6. reduz o peso.

Caso você esteja acima do peso normal, emagreça.

A Doença do refluxo melhora ou piora com o passar do tempo?

A evolução da doença depende de vários fatores, de modo geral, a doença do refluxo tende a piorar com o tempo, principalmente se o paciente ganhar peso e não seguir as orientações do tratamento fornecidas pelo médico. Por tempo prolongado se seguirem o tratamento adequadamente poderam se tornar assintomáticos, já os pacientes que não tratam a doença poderam apresentar complicações como, úlcera, sangramentos e estenose (estreitamento do esôfago).